quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A profissão de Advogado

Olá leitores! Desculpa a demora para a publicação da carreira de Advogado, mas hoje fiz a entrevista com o Professor da UNIFACS e Advogado ( Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania; Especialização em andamento em Direito Público) Geovane Peixoto que respondeu perguntas cruciais para quem, no decorrer do curso, optar por seguir na sua trajetória como Advogado.

Editora: Como é o seu dia-a-dia como advogado?

Geovane Peixoto: O dia-a-dia como advogado é uma rotina muito complexa. O advogado, além de todas as dificuldades que ele tem na profissão de dar um bom atendimento ao seu cliente, ele tem que lidar simultaneamente com o Poder Público e não há uma reciprocidade de tratamento por parte do Poder Público com o respeito à posição de Advogado. O advogado, além da dificuldade que é ter de se preparar tecnicamente e estar fazendo a defesa do seu cliente, ele tem que estar sempre "brigando" com o Poder Público para buscar no mesmo a melhor resposta pela defesa dos interesses de seu cliente.

Editora: Quais são as vantagens e desvantagens da sua profissão?

Geovane Peixoto: A vantagem da advocacia é que você tem a oportunidade de lidar diretamente com a defesa do cidadão. Você tem a oportunidade de se aproximar e fazer com que o estado possa cumprir aquilo que ele legalmente instituiu, seja na defesa dos interesses do cidadão frente ao próprio Estado, seja na possiblidade que se tem de elidir conflitos de interesses que possam surgir dentro da sociedade entre os cidadãos. Então eu acho que a grande virtude da profissão de advogado é a função social que ele tem de estar colaborando para promover a justiça dentro do Estado de Direito. Agora, a grande desvantagem da advocacia é não encontrar um poder público que esteja diponível para atender a isso. Já há muitas dificuldades técnicas que ele encontra na defesa do cidadão, na promoção da justiça social; ele vai ter, por sua vez, uma não recepção do Poder Público. O Poder estatal acha que o advogado quer burlar o Sistema, quer destruir o Sistema, quer iludir o juíz. Então, o juíz não atende advogado, os serventuários não querem prestar seus serviços por que acham que ganham mal e descarregam isso nos advogados ou os serventuários que, para completar ainda, acabam se utilizando de métodos espúrios.

Bom, é isso leitores, espero que tenham gostado. Foram poucas perguntas, porém bem esclarecedoras e necessárias para os interessados em adentrar a carreira jurídica da advocacia.

Para saber mais sobre a opinião do Professor Geovane Peixoto, agora porém sobre Política Criminal, confira o link abaixo.


href="artigo">http://revistas.unifacs.br/index.php/redu/search/authors/view?firstName=Geovane%20de%20Mori&middleName=&lastName=Peixoto&affiliation=Universidade%20Salvador&country=BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário