domingo, 25 de outubro de 2009

Como começar

Antes de iniciarmos a questão sobre as áreas de atuação de um estudante de Direito, é preciso saber o que é o Direito, o que ele busca e também suas vantagens e desvantagens. Por que, apesar de no meu caso não ter tido muitas dúvidas sobre qual curso escolher, muitos dos leitores podem estar à procura de um simples incentivo que esclareça suas idéias à respeito de qual profissão seguir. Então, segundo o advogado Atahualpa Fernandez 'o direito é um fenômeno social, uma estratégia sócio-adaptativa, de enorme complexidade, sobre o qual, sem embargo, todo mundo tem alguma idéia intuitiva. Sabemos que falar de direito significa falar de normas, o que é tanto como falar de comportamentos que de alguma maneira não são opcionais, condutas cuja realização se proíbe ou se obriga.'. Para facilitar essa compreensão, Francisco Amaral designa como sendo Direito 'um conujnto de prescrições com que se disciplina e organiza a vida em sociedade, prescrições essas que encontramos formuladas e cristalizadas em regras dotadas de caráter jurídico, o que lhes diferencia das demais regras de comportamento e lhes confere eficácia garantida pelo estado.'. Acredito que agora deu pra entender direitinho né? Engraçado também é que o termo 'direito' é polissêmico, ou seja, pode ter diversos significados, como por exemplo na frase que acabei de usar quando disse que 'deu pra entender direitinho'. Nesse caso, apenas quis dizer que ficou mais fácil de compreender. Enfim, leitores, espero que tenham gostado da introduçãozinha do blog!

4 comentários:

  1. É sempre bom desmistificar o que aqueles que estão por iniciar a carreira jurídica pensam sobre o Direito. Parabéns por esse blog esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Glenda Moraes! Qualquer idéia estou disposta a analisar a possível postagem!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alynne Julião Eu Simplismente amei, eu era da area de enfermagem, mais as oportunidades me mandam pra direito, em 2013 iniciarei o curso de direito, e esse esclarecimento foi fundamental pra mim. Obrigada

    ResponderExcluir